Entendendo os fatores que influenciam no valor dos diamantes.
O encanto pelos diamantes não é uma coisa dos dias atuais, já na Roma antiga eles o descreviam não apenas como a pedra mais preciosa, mas como uma das coisas mais preciosas do mundo!
O diamante é formado por 99,95% de átomos de Carbono, os outros 0,05% são vestígios de outros elementos que podem definir a sua cor ou forma, por isso cada diamante é único.
Uma pedra preciosa é avaliada baseada em uma combinação de características que fazem com que pedras do mesmo tipo tenham valores e raridade diferentes umas das outras.
Para os diamantes esses fatores são: Pureza, cor, lapidação e peso. Estes são conhecidos como os 4C`s que, quando avaliados de maneira conjunta, determinam a qualidade e o valor do diamante.
Esse método de classificação de diamantes foi criado pela GIA (Gemological Institute of America), reconhecida pela excelência em seu trabalho com pedras preciosas, e utilizado como padrão mundial.
Vamos aprender como funcionam estes 4 fatores independentemente para entender como eles afetam o valor de um diamante.
A Pureza
Poucas coisas na natureza são absolutamente perfeitas e o diamante não fica de fora. Diamantes tem pequenas impurezas chamadas de inclusões e a pureza qualifica o diamante de acordo com as suas inclusões.
A GIA determina os graus de pureza considerando o tamanho, a posição, a cor e a quantidade de inclusões visíveis na lupa de 10x de aumento.
Nenhum diamante tem a mesma inclusão no mesmo lugar, por isso podemos reconhecer cada diamante, é como se fosse a sua impressão digital.
Um diamante totalmente puro é extremamente raro.
A Cor
Muitas pessoas pensam que diamantes são totalmente sem cor, mas na realidade um diamante incolor é extremamente raro, o mais comum são leves tons de cor como o amarelo e o marrom.
Eles podem vir em outras cores além do marrom e amarelo como rosa, vermelho, roxo e verde, que são chamados de Fancy Colors, os mais desejados e mais raros do mundo.
Na tabela de classificação de cores da GIA a gama de cores vai de D a Z e as diferenças podem ser muito sutis, mas fazem uma grande diferença no valor do diamante.
O Peso em Quilates (Ct)
O peso dos diamantes é medido em Quilates (Ct) e equivale a 200 miligramas, isso significa que um diamante de 1 Ct pesa 0,2 gramas.
No mercado de joias um termo bastante utilizado pra dimensionar os diamantes é o termo Pontos, onde 1 Ct equivalea 100 Pontos.
Um diamante grande é muito mais raro do que os menores, portanto um diamante grande vai valer muito mais que a soma de vários diamantes pequenos.
O tamanho do diamante pode ser um fator decisivo no valor da joia, uma pequena diferença no tamanho em milímetros pode resultar numa diferença ainda maior do peso em Ct.
Por exemplo um diamante de 0,5 Ct (50 pontos) tem aproximadamente 5.0mm, enquanto um diamante de 1 Ct (100 Pontos) tem 6.5mm, uma diferença pequena no tamanho, porém o dobro do peso.
A Lapidação
Um diamante bem lapidado é o que faz com que a luz transmita um brilho extraordinário na pedra e as suas proporções determinam como ele vai interagir com essa luz.
Cada tipo de lapidação tem suas proporções e facetas necessárias para causar estes reflexos, por isso um diamante bem lapidado faz toda a diferença.
A lapidação mais utilizada em todo o mundo é a lapidação redonda Brilhante, que segue um padrão de lapidação com ângulos definidos, número e formato das facetas.
Desta forma podemos perceber que não é possível comparar o valor de dois diamantes se as suas características forem diferentes. Apenas avaliando estes 4 fatores em conjunto, é que se determina o valor de um diamante.
Conseguimos deixar um pouco mais claro o mundo dos diamantes para vocês?
Se está procurando um anel de noivado leia também este post.